sexta-feira, 16 de maio de 2008

A fauna da Mata de Araucárias

A Mata de Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos, raros, ameaçados de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico da Floresta Atlântica e Campos Sulinos.

Várias espécies estão ameaçadas de extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.

Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.

Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú (um lagarto de mais de 1,5m de comprimento), jibóias, jararacas e corais verdadeiras. Numerosas espécies da flora e da fauna são únicas e características: a maioria das aves, répteis, anfíbios e borboletas são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nesse ecossistema. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.(ambientebrasil.com.br)

39 comentários:

Larinha^^ disse...

Muito bom... Eu estava precisando disso para um trabalho de escola, vc me ajudou muito!

Unknown disse...

muito bom [2]
eu tbm estava precisando disso para um trabalhoo e isto me ajudou muitooo*

Unknown disse...

cara qu e conhecidencia eu tambem mto
obrigado

Bruno Teixeira Laragnoit disse...

Perfect
ow..
trabalho tambem ^^)
o artigo ta ótimo
valew

Unknown disse...

um nojo de bom

Unknown disse...

um nojo de bom

Unknown disse...

por achei muito legal,estava precisando disso para um trabalhor da escola

Unknown disse...

muito bom...eu estava precisando disso para um trabalho de escola ,vc me ajudou muito!

Unknown disse...

premio nobel vai para o maior idiota do mundo!!!: allyson

Unknown disse...

muito bom [2]
eu tbm estava precisando disso para um trabalhoo e isto me ajudou muitoo

Unknown disse...

cara qu e conhecidencia eu tambem mto
obrigadoarnicano

Unknown disse...

[i]Que bom,eu estava muito precisando dessa pesquisa...valeu !!!
obrigada =)

Unknown disse...

EU GOSTEI DO SAITI AMEI DIMAS
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
AJUDA MUITO DISO PARA UM TRABALHO [ECOLAR\]

Lucaas Oliveiraa disse...

Broder.. nem precisei resumir pro trabalho de ciências ''Valeu ; show ..

BABY disse...

nossa que bom que existe este sit pq se não eu estva ferada muito obg vcs me ajudarao muitoo

Rafael H. disse...

seri bom si tambem tivesse flora

Unknown disse...

também precisava muito para um trabalho de escola para ciências !!!!!!!!!!
muito obrigadaa
bjss !!!!!!!!!!

Unknown disse...

muito obrigada por postar isso

Moniii disse...

Obrigadíssimo eu estava precisando urgente pra meu trabalho!!!! :)

Unknown disse...

vc tambem me ajudou muito obrigada;;;;;;;;;

Unknown disse...

muito boa a sua definiçao!!!!

Unknown disse...

muito bom tmbm,fix um otimo trabalho valendo 10 tirei 19.kkkkkkkkkkkkk.....

marisa matos disse...

quero saber se na mata araucaia tem dinoussaros

amo tudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amo tudo disse...

Quem nao tava precisndo disso pra um trabalho de escola curti ae ^.^
PQ PRA VARIA EUM POCO EU TBM TAVA PRECISANDO PRA UM TRABALHO DE ESCOLA

Anônimo disse...

odiei
o trabalho valia 8 e eu tirei 4 por causa desse texto
ele e orrivel

Anônimo disse...

Òtimo!Eu estava precisando disso para um trabalho de sala de aula....isso deu uma ótima ajuda,e tirei 10 no trabalho de sala...esse texto é nota 1.000.000!

Anônimo disse...

Òtimo...isso me fez tirar nota 10 na prova...e alem do mais,essa pesquisa foi super-divertida!Eu estou dando parabens para quem criou,isso foi muito util!

Anônimo disse...

Boa marisa,....mas eu acho que na mata de Araucarias nao tem dinossauros,....porque eu ja vi muitas matas de Araucarias e nao tem dinossauros lá!
Olha que piada legal:porque a mata de araucarias nao tem dinossauros?simples!porque ela nao é uma mata das cavernas!kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eu até adicionei a favoritos,mas isso é muito ilegal...nao pode dar muitas informaçoes para o publico,se nao a cuca da gente pira e dai....
("<;eu acho melhor nao dizer;>").

Unknown disse...

Nossa vlw estava precisando disso para o meu trabalho escolar !!

Unknown disse...

Faltou incluir nos pássaros a famosa Gralha-azul:
"A gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para se alimentar.

Neste processo, as gralhas-azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.

No folclore do estado do Paraná atribui-se a formação e manutenção das florestas de araucária a este pássaro, como uma missão divina, razão porque as espingardas explodiriam ou negariam fogo quando para elas apontadas. Além disso, a ave, que como dito anteriormente está associada à Mata das Araucárias e sendo o estado famoso pelo bioma, é um dos símbolos do Estado do Paraná, segundo a Lei Estadual n. 7957 de 1984 que a consagra como "ave símbolo" deste estado.1

Por fazer parte do folclore do Estado do Paraná, a ave foi escolhida como Mascote do Paraná Clube, time tradicional de futebol da cidade de Curitiba. A ave aparece também no escudo do clube." - Fonte Wikipedia.

Anônimo disse...

amei este site!eu estava precisando para fazer um tema muito importante!:)

Unknown disse...

Ajudou muito pro trabalho da escola!!!!
Valeu,valeu mesmo!!!!!

Unknown disse...

se increvam no meu canal pocket games
https://www.youtube.com/channel/UCoVr6U0RywJAQWDciJmOslg


Unknown disse...

GOSTEI VLW MANO

Unknown disse...

TUDO VEADINHO

Unknown disse...

Me ajudou pra uma pesquisa e ruim
Tirei 0

aghvfff disse...

H7hy6gvgyyyytrfffvggyyyyggvfrr