sexta-feira, 16 de maio de 2008

A fauna da Mata de Araucárias

A Mata de Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos, raros, ameaçados de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico da Floresta Atlântica e Campos Sulinos.

Várias espécies estão ameaçadas de extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.

Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.

Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú (um lagarto de mais de 1,5m de comprimento), jibóias, jararacas e corais verdadeiras. Numerosas espécies da flora e da fauna são únicas e características: a maioria das aves, répteis, anfíbios e borboletas são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nesse ecossistema. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.(ambientebrasil.com.br)

31 comentários:

Larinha^^ disse...

Muito bom... Eu estava precisando disso para um trabalho de escola, vc me ajudou muito!

muri230394 disse...

muito bom [2]
eu tbm estava precisando disso para um trabalhoo e isto me ajudou muitooo*

Guilherme disse...

cara qu e conhecidencia eu tambem mto
obrigado

Bruno TxL disse...

Perfect
ow..
trabalho tambem ^^)
o artigo ta ótimo
valew

bruce dylan disse...

um nojo de bom

bruce dylan disse...

um nojo de bom

pedro disse...

por achei muito legal,estava precisando disso para um trabalhor da escola

pedro disse...

muito bom...eu estava precisando disso para um trabalho de escola ,vc me ajudou muito!

pedro disse...

premio nobel vai para o maior idiota do mundo!!!: allyson

pedro disse...

muito bom [2]
eu tbm estava precisando disso para um trabalhoo e isto me ajudou muitoo

pedro disse...

cara qu e conhecidencia eu tambem mto
obrigadoarnicano

Thais disse...

[i]Que bom,eu estava muito precisando dessa pesquisa...valeu !!!
obrigada =)

anabeatiz.10 disse...

EU GOSTEI DO SAITI AMEI DIMAS
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
AJUDA MUITO DISO PARA UM TRABALHO [ECOLAR\]

lukas disse...

Broder.. nem precisei resumir pro trabalho de ciências ''Valeu ; show ..

BABY disse...

nossa que bom que existe este sit pq se não eu estva ferada muito obg vcs me ajudarao muitoo

rafael henrique disse...

seri bom si tambem tivesse flora

Larissa disse...

também precisava muito para um trabalho de escola para ciências !!!!!!!!!!
muito obrigadaa
bjss !!!!!!!!!!

Larissa disse...

muito obrigada por postar isso

mônika disse...

Obrigadíssimo eu estava precisando urgente pra meu trabalho!!!! :)

Thaynara disse...

vc tambem me ajudou muito obrigada;;;;;;;;;

ana claudia disse...

muito boa a sua definiçao!!!!

greice disse...

muito bom tmbm,fix um otimo trabalho valendo 10 tirei 19.kkkkkkkkkkkkk.....

marisa matos disse...

quero saber se na mata araucaia tem dinoussaros

amo tudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amo tudo disse...

Quem nao tava precisndo disso pra um trabalho de escola curti ae ^.^
PQ PRA VARIA EUM POCO EU TBM TAVA PRECISANDO PRA UM TRABALHO DE ESCOLA

duda e ana disse...

odiei
o trabalho valia 8 e eu tirei 4 por causa desse texto
ele e orrivel

Gabriela Palla disse...

Òtimo!Eu estava precisando disso para um trabalho de sala de aula....isso deu uma ótima ajuda,e tirei 10 no trabalho de sala...esse texto é nota 1.000.000!

Gabriela Palla disse...

Òtimo...isso me fez tirar nota 10 na prova...e alem do mais,essa pesquisa foi super-divertida!Eu estou dando parabens para quem criou,isso foi muito util!

Gabriela Palla disse...

Boa marisa,....mas eu acho que na mata de Araucarias nao tem dinossauros,....porque eu ja vi muitas matas de Araucarias e nao tem dinossauros lá!
Olha que piada legal:porque a mata de araucarias nao tem dinossauros?simples!porque ela nao é uma mata das cavernas!kkkkkkkkkkk

Gabriela Palla disse...

Eu até adicionei a favoritos,mas isso é muito ilegal...nao pode dar muitas informaçoes para o publico,se nao a cuca da gente pira e dai....
("<;eu acho melhor nao dizer;>").

Julia Lopo disse...

Nossa vlw estava precisando disso para o meu trabalho escolar !!