sexta-feira, 9 de maio de 2008

A flora da Mata de Araucárias

No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500 m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. As florestas variam em densidade arbórea e altura da vegetação e podem ser classificadas, de acordo com aspectos de solo, como aluviais, (ao longo dos rios), submontanas (que já inexistem) e montanas (que dominavam a paisagem).

A vegetação aberta dos campos gramíneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econômico, a Floresta com Araucária sofre, há bastante tempo, forte pressão de desmatamento.

A Floresta com Araucária ou Floresta Ombrófila Mista apresenta em sua composição florística espécies de lauráceas como a imbuia (Ocotea porosa), o sassafrás (Ocotea odorifera), a canela-lageana (Ocotea pulchella), além de diversas espécies conhecidas por canelas. Merecem destaque também a erva-mate (Ilex paraguariensis) e a caúna (Ilex theezans), entre outras aqüifoliáceas. Diversas espécies de leguminosas (jacarandá, caviúna e monjoleiro) e mirtáceas (sete-capotes, guabiroba, pitanga) também são abundantes na floresta com araucária, associadas também à coníferas como o pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii). Encontram-se também freqüentemente rutáceas (pau-marfim – Balfourodendron riedelianum), euforbiáceas (tapexingüí – Croton sp.), solanáceas (fumo bravo – Solanum verbascifolium), urticáceas (Boehmeriasp. e Urera sp.), além de muitas outras espécies vegetais arbustos, lianas e ervas.

Este bioma possui uma grande riqueza de epífitas vasculares, a saber, bromélias, orquídeas, cactáceas, pteridófitas, piperáceas e muitas outras espalhadas pela Serra do Mar, na região de mata pluvial-tropical e nos capões de campos dos planaltos do interior.(www.ambientebrasil.com.br)

8 comentários:

Profa. Daniela disse...

Pessoal,

Os textos estão bons, porém não há nenhuma imagem. Explorem mais a parte visual.

Abraços,

Profa. Daniela

Prof. Andréa disse...

Cadê as imagens e os recursos que aprendemos?

Abraços,
Profa. Andréa

Unknown disse...

ai que bom estava precisando muito saber disso pra um trabalho de escola

Tiete Do Pe Lu disse...

Gente, pelo o que estou vendo.... não tem imagens e também não fala das flores que tem: exatamente o nome deles.... PS: esse foi o melhor site que eu vi até agora gente parabêns =D

Tiete Do Pe Lu disse...

Gente, pelo o que estou vendo.... não tem imagens e também não fala das flores que tem: exatamente o nome deles.... PS: esse foi o melhor site que eu vi até agora gente parabêns =D

Unknown disse...

excelente pessoal amei esse site,
melhor de todos q jah li até agora...
trabalho de escola feito,graças á vcs !!! valeu mesmo

Frank disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frank disse...

foi bom mais nao muito bom da proxima vez faz um completo viu?dááá!